Quem foi Iara Iavelberg?

Figura destacada na Psicologia durante a década de 60, nos tempos em que o curso se situava no prédio da Maria Antônia, antiga FFLCH (Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas), hoje TUSP (Teatro da USP), e contextualizada em meio ao período do Regime Militar, Iara foi presidente da AUEPE (Associação Universitária dos Estudantes de Psicologia), o centrinho, hoje CA (centro Acadêmico Iara Iavelberg). Atuou na POLOP (Organização Revolucionária Marxista Política Operária).

Contribuiu na criação do SAP (Serviço de Atendimento Psicológico) que passou a atender pessoas de baixa renda e no aumento no número de vagas na Psicologia, pois até então, as desistências não eram preenchidas pelos alunos com boa classificação no vestibular.

Nessa época muitos alunos e professores eram perseguidos politicamente. Ainda que estivesse em vias de ser contratada como professora da USP, optou pela clandestinidade política.

Deixou o POLOP e entrou na Vanguarda Popular Revolucionária. Conheceu Carlos Lamarca, ex-capitão do exército que se opunha ao Regime Militar. Com o fim da VPR, entrou para o MR-8 (Movimento Revolucionário 8 de Outubro), para quem não sabe, 8 de outubro foi o dia em que Che Guevara morreu.

Perseguidos, são aconselhados a deixar o país. No entanto, ficam e partem para a Bahia. Iara, ao ser descoberta pelos órgãos de segurança, “suicida-se” em 21 de outubro de 1971, aos 27 anos. Lamarca foi emboscado e morto no mês seguinte. Em 1986, a AUEP, antigo Centrinho, passou a se chamar Centro Acadêmico Iara Iavelberg em sua homenagem.

————

Mais sobre:

Página do Grupo Tortura Nunca Mais sobre Iara Iavelberg

Iara Iavelberg: uma vida de engajamento político-cultural

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s