Encontro Didático – 1ºsem 2013

Quem diria que um diria veríamos reunidos numa mesma sala Iraí, Marcelo Benvenutti, Galeão, Adriana Marcondes, Vladimir Safatle e vários professores que sempre pareceram tão distintos para nós.

Sim, nós podemos presenciar esse momento hoje!

Quero agradecer todo mundo que apareceu no Encontro Didático. Foi um momento muito importante para a graduação do IP.

Com a presença de tantos alunos, aquilo que foi inicialmente proposto sofreu algumas modificações, mas, para aqueles que estiverem interessados em ajudar na continuação deste trabalho e nas questões do Projeto Pedagógico, contam com um material bem bacana pra levantar temas importantes.

O que eu achei bem bacana foi que, ainda que com certos receios, foi possível que os professores apresentassem aquilo que pretendem abordar durante o curso. Algo que talvez para alguns alunos pareça pouco relevante, mas que acredito muito em como falar sobre o que conteúdo apresentado em sala pode servir de inspiração para ideias e articulações entre as disciplinas, o que num futuro a médio prazo acredito que traga resultados na mudança do currículo.

Para os alunos mais interessados, inclusive para o pessoal que teve a iniciativa de montar as Avaliações dos Professores (algo que vocês podem ganhar créditos, bolsa de IC, dentre outras experiências acadêmicas) deixo o convite para se tornarem RDs na CG.

Acredito que os Encontros Didáticos se somam a iniciativas como as da Avaliação dos Professores, trabalhos de IC que sei que estão rolando sobre o curso de Psico, e ao trabalho que a Paula Debert tem feito estudando o Projeto Pedagógico, algo bem legal para nos adiantar temas importantes.

Muitas vezes, a discussão sobre o Projeto Pedagógico aparece como uma luta para os que virão e nunca para os que estão cursando, o que é mentira. A discussão sobre o currículo é um dos caminhos que abre portas para discutirmos os fundamentos da Psico, o que é legal a gente correr atrás para saber. Muitas vezes estudamos sem saber muito qual a causa, motivo, razão ou circunstância daquilo que estamos estudando, ou então percebemos que sabemos executar, mas não conseguimos explicar o que fazemos. Então, todos esses movimentos são importantes para nos apropriarmos daquilo que estudamos e criar significados.

Em breve mais notícias!

Quero deixar um link importante para essa discussão:

História do atual currículo:

http://rdspsicousp.wordpress.com/2011/08/16/conversa-com-yves-e-maria-thereza/

Abraços!

Danilove

Anúncios

Um pensamento sobre “Encontro Didático – 1ºsem 2013

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s