3 temas em Psicologia – Tema 1: Tutoria de Alunos

Como o Betão escreveu no post anterior, agora temos uma clínica-escola, com regimento e nome próprio.

Em meio a essa discussão, correm paralelamente mais três: Tutoria dos Alunos, Avaliação de Disciplinas e Reunião Didática dos Professores.

O fato de eu atrelar essas discussões ao regimento da clínica-escola, se deve a minha crença de que esses processos, onde professores e alunos caminhem junto em sua execução, contribuem para que muitas questões e feridas de nosso Instituto sejam superadas e, assim, avancemos na execução de um projeto de Instituto de Psicologia como um todo, no qual as diferenças ideológicas sejam importantes para a criação de novos projetos em vez de, como hoje, surgirem como manutenção de rivalidades e impedimento de novas ideias.

Já há algum tempo vem se falando na Comissão de Graduação sobre os alunos que buscam um apoio e ajuda para conseguir seguir no curso. Dificuldades em encontrar sentido no conteúdo do curso, não ter muitas vezes com quem compartilhar das suas angústias, atrelado a inúmeras cobranças e, em muitos casos, a própria dificuldade em pedir ajudar, têm emergido em várias universidades a preocupação sobre o que tem acontecido em nossa universidade.

Alguns professores, informalmente, tem assumido o compromisso de acompanhar alguns alunos em seu percurso acadêmico, conversando com os alunos e auxiliando-os a se organizar nessa etapa tão difícil de nossas vidas.

Contudo, nessas discussões que a CG tem feito, estamos planejando formalizar um Projeto de Tutoria. Hoje já é possível aos professores contabilizar as horas disponibilizadas neste trabalho. A ideia agora é pensar em um projeto insitucional, que delineie o trabalho do Professor Tutor para além do trabalho voluntário e prestativo que alguns professores têm, muito bem, executado, o que possibilita a ampliação do trabalho e reduz a sobrecarga em cima de alguns.

A proposta de Tutoria da pró-Reitoria de Graduação diz que o tutor é um mediador psicopedagógico, que contribui na manuntenção do vínculo do aluno com a instituição. A ideia, segundo o que conversamos nas reuniões da CG, é que haja uma orientação em rede. Assim, é possível divulgar o trabalho para que alunos que sintam necessidade procurem ajuda, é possível proceder com encaminhamentos para um trabalho em rede de forma menos trabalhosa, e também ficam estabelecidos alguns critérios para o trabalho do tutor que o protegem e contribuem na melhor execução de seu trabalho.

Quando um aluno tranca o curso, por exemplo, ele perde o vínculo burocrático com a instituição, de modo que assim como ele não vai mais bombar nas disciplinas, o curso também não precisa se preocupar com o que acontece com ele. No entanto, como proceder nesses termos? Já que um aluno ao estar em uma situação difícil pode precisar trancar o curso para ter tempo de se recuperar, como acontece em tantos casos.

Com o que vem acontecendo, informalmente, pela tutoria, alunos que precisam de ajuda tem recebido acompanhamento depois de trancarem o curso. No entanto, como é feita informalmente, o professor que se compromete fica desprotegido. Sabe aquela história de jogar comida de restaurante fora, porque se doar resto para alguém que esteja com fome e essa pessoa passar mal, o restaurante pode ser processado? Então, como proceder nesses termos?

Vou parar por aqui porque preciso sair, mas depois continuo.

Abraços!

Anúncios

2 pensamentos sobre “3 temas em Psicologia – Tema 1: Tutoria de Alunos

  1. Cabe notar que é um “centro-escola”, por não ser só clínica, e que o regimento está parcialmente aprovado, é um processo lento, sabe como é!

    Quanto às tutorias, penso como os próprios colegas poderiam estar implicados nesse tipo de atividade, um “apoio de pares” também é importante…

    A ideia das “ligas” é boa, mas ao mesmo tempo parece ruim, acho que é pelo nome e por ser meio “temático”; tudo vai piorando quando o “contato com os pares” passa a ser mediado fortemente pela adesão cega a “patotas” teóricas…

    Longo caminho e ótimo levantamento de tema…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s