Sobre as vagas de Contratação de Professores

São Paulo, 1º de junho de 2012.

Aos alunos, professores e funcionários da graduação do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo:

Em razão da criação de 700 vagas de Professor Doutor para a Universidade de São Paulo, destinadas a projetos de expansão, o corpo discente realizou uma discussão para selecionar as suas principais propostas de expansão do curso.

Tendo em vista a criação destas vagas, o Centro Acadêmico Iara Iavelberg convocou uma reunião entre os Representantes Discentes na segunda-feira, 28 de maio, à tarde, para pensarmos juntos um modo de consultar a opinião dos alunos a respeito de como viabilizar a expressão dessa opinião junto ao Instituto.

Concordamos em organizar um processo de três etapas:

  1. Uma enquete pela internet contemplando as propostas sugeridas e um cartaz posto no mural do CAII para que os alunos anotassem suas sugestões;
  2. Uma discussão na sexta-feira, dia 1º de junho, na Pça do Apego, tendo as sugestões da enquete e do cartaz como parâmetros para organizarmos a lista com os principais temas que queremos para os perfis dos professores a serem contratados.
  3. Um abaixo-assinado com esta lista formulado para ser encaminhado ao Conselho Técnico Administrativo (CTA).

Assim, com o resultado da enquete em mãos, do cartaz e com outras possíveis sugestões coletadas pelos Representantes Discentes (RDs), fizemos a discussão entre os alunos e chegamos a uma lista de áreas e/ou linhas teóricas em falta ou insuficiente no IP. São elas:

– Gestalt-terapia (Supervisão Clínica);

– Psicologia Jurídica;

– Vigotsky;

– Psicodrama;

– Psicologia Cognitiva (abordagem mente-cérebro-máquina);

– Filósofo especializado em História da Filosofia;

– Esquizoanálise;

– Saúde Pública;

– Assistência Social.

Gestalt-terapia (Supervisão Clínica)

Dentro dessas propostas, concordamos que é necessária, em função da aposentadoria da Profa. Lilian Frazão, a contratação de um especialista na abordagem de Gestalt-terapia, levando em conta que sua saída não será contemplada pela reposição de vagas por ela não ser doutorada na área.

Salientamos que existe a demanda para termos supervisores em Atendimento Clínico que trabalhem com esta abordagem, de modo que o PSC seria o departamento indicado para acolher esse professor (PSC).

Psicologia jurídica/criminal/penal/forense

Outra demanda muito requisitada pela enquete foi a do diálogo entre Psicologia e Direito, contemplado por áreas como a psicologia jurídica, a forense e a criminal. O nosso conhecimento a respeito do tema, por ser escasso, nos levou a formula-lo dessa forma imprecisa.

Discutimos que é de relevância social a discussão a respeito da elaboração dos diagnósticos e laudos psicológicos que determinam a institucionalização de uma pessoa (em hospitais psiquiátricos etc.), bem como o entendimento da formação e modificação das leis, o que no nosso entender diz respeito à relação entre Psicologia e Direito.

Houve também quem expressasse a intenção de participarem de disciplinas e atividades que compreendam o processo penal junto aos detentos e internos da Fundação Casa.

Vigotsky

Após a exclusão da disciplina optativa Vigotsky/Wallon, nosso curso deixou de contemplar tal abordagem da psicologia do desenvolvimento pela carência de especialistas na área. Por isso, concordamos que seria importante a contratação de um professor especializado nesta abordagem.

Alguns colegas apontaram que o autor é muito estudado em muitas faculdades de Psicologia e de Educação no Brasil, o que o torna um ponto importante na discussão da educação e da psicologia do desenvolvimento no Brasil, da qual a USP não pode ficar fora.

Psicodrama

Já há algum tempo temos discutido a importância da relação entre a “passagem à ação” e Psicologia. Há o foco intenso em várias disciplinas nas noções de “ato”, “cena”, “papel” etc., especialmente no que vemos em Psicologia Social e Clínica. Após a saída do professor de Psicodrama, ficamos também sem uma disciplina que aborde essa relação, o que é um retrocesso para nosso currículo. Por isso, consideramos a necessidade de contratação de um professor que trabalhe nessa área.

Psicologia Cognitiva (abordagem mente-cérebro-máquina)

Internacionalmente, verifica-se uma efervescência de pesquisa científica neste campo que tem um intenso diálogo com as neurociências, entre outras áreas do conhecimento, sendo altamente multidisciplinar. No IP/USP, entretanto, não há quem trabalhe nesta abordagem que tem ampla possibilidade de pesquisa e que é importante para acompanhar os avanços feitos mundialmente, bem como para criticar as tecnologias que vêm sendo apresentadas.

Também se enfatizou a questão de essa área pensar a cognição a partir de material experimental, utilizando-se do computador, indicando o Departamento de Psicologia Experimental como melhor opção para o acolhimento da proposta.

Filósofo especializado em História da Filosofia

Embora tenhamos a possiblidade de nos deslocarmos até a FFLCH em matérias optativas, e, embora tenhamos uma disciplina que se propõe a dar história e filosofia da psicologia, não há em nosso corpo docente algum professor que seja filósofo e de fato pesquise e ensine em filosofia. Os alunos se deparam com citações a Bacon, Locke, Kant, Hegel, Wittgenstein, etc., sem qualquer formação para termos base de quem são esses autores, nem quem compreenda o caminho entre a filosofia e a psicologia que a ela se segue.

Fez-se notar que a disciplina de Epistemologia das Ciências Humanas é ministrada em outra unidade, e que a disciplina de História e Filosofia da Psicologia dá conta de autores da Psicologia, mas não da Filosofia.

Esquizoanálise

A ênfase dada à clínica psicanalítica no IP por vezes deixa de lado o estudo dos leitores e críticos da psicanálise, no que se incluem teóricos bastante recentes na área da filosofia, como no caso dos críticos a uma clínica da saúde onde se encontra a Esquizoanálise. Pensando o campo de forças em que se inserem as relações, a micropolítica e as consequentes formações subjetivas, ações institucionais e pensamento sobre a clínica, a Esquizoanálise tem importante para compor a formação crítica a nós estudantes deste Instituto.

Saúde Pública

Como a área de saúde pública é uma área muito ampla e tendo em vista que a atuação do Psicólogo também tem sido consideravelmente ampliada com a sua entrada em diferentes instituições; compreendemos que a contratação de um professor nessa área, mesmo sabendo que no Instituto há um professor para esse campo, contribuirá para ampliarmos o debate a respeito das práticas da Psicologia nas Políticas Públicas de Saúde.

Assistência Social

Também por conta da ampliação do campo de atuação do psicólogo, tendo ocorrido maior relação com a área de Assistência Social, assim como, muitos psicólogos estão trabalhando nesta área. Por esse motivo, a contratação de um professor que atue neste campo é de suma importância na conquista de uma formação ampla.

Apresentamos, portanto, ao Instituto de Psicologia da USP e a seus respectivos conselhos e comissões, a lista com o que nós alunos propomos como temas dos perfis dos professores a serem contratados.

Com a lista em mãos, seguiremos com um abaixo-assinado a ser passado em sala durante esta semana para posterior encaminhamento ao Conselho Técnico Administrativo (CTA).

Att,

Centro Acadêmico Iara Iavelberg

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3 pensamentos sobre “Sobre as vagas de Contratação de Professores

  1. Gostei de como o processo de elaboração dessa proposta se deu (principalmente no que se refere a organização e rapidez ), assim como do texto acima, realmente bem elaborado. Parabéns a todos os envolvidos.

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