Distanciamento entre Teoria e Prática

No Boteco Filosófico do dia 24 de abril, realizado na vivência do CAII e que teve como tema: “Sem hipocrisia, o que calamos?”, discutimos a relação entre teoria e prática e a sensação de distanciamento do que é vivido no campo das relações humanas, vulgo realidade.
Enquanto uns argumentam que é próprio da produção do conhecimento essa relação dialética na qual tal campo nega o que advém da teoria, outros colocaram sobre o modo como muitas vezes a teoria impõe noções normativas do que vem a ser certo ou errado.
De fato, podemos dizer que toda teoria visa afirmar por meio de seus fundamentos uma lei sobre o mundo, e, deste modo, transforma e constrói um mundo a partir da compreensão do seu funcionamento.
A questão que fica é que tipo de funcionamento estamos produzindo dentro da Universidade e por que tantas vezes esse conhecimento se reduz a falar de si mesmo, ou seja, a falar do próprio conhecimento.
O que Eduardo Marinho traz nesse vídeo se aproxima muito do que discutimos naquele dia. Fica a dica para aqueles que buscam no conhecimento acadêmico uma maneira mais viva de se apropriar dele.
Anúncios

Um pensamento sobre “Distanciamento entre Teoria e Prática

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s