Aquecimento para Debate Diretoráveis

Ontem, no dia Internacional das Mulheres, aconteceu o primeiro aquecimento para o segundo Debate entre os candidatos a diretor do Instituto, que acontecerá segunda-feira ao meio-dia.

O CAII convocou os alunos a participarem de uma assembleia para discutirmos as pesguntas que faremos aos candidatos Maria Inês e Gerson Tomanari e também para começarmos a preparar a consulta aos alunos.

Ronaldo Coelho, Representante Discente na Congregação pela pós-graduação, trouxe que a proposta do CAII participar em conjunto a uma comissão eleitoral, organizando uma consulta às três categorias do IP (alunos, funcionários e professores).

Como a eleição do diretor ocorrerá no dia 26 de março, pensamos nos dias 20 e 21 para a realização da consulta.

Além disso, lembramos que é preciso organizar às eleições para RDs, pois como o mandato dos RDs acaba agora em março, com a expiração do mandato não haverá como os RDs votarem e, portanto, caso isso ocorra, os alunos deixarão de serem represetados.

Lembrando que a eleição do diretor ocorrerá por meio de colegiados, sendo 58 votando, dois quais 50 são professores, 7 são alunos e 1 é funcionário. Por isso, a consulta viria como meio de orientar as votações dos representantes e dos professores.

Tanto que, pensando sobre as perguntas concordamos que dois focos são importantes: o posicionamento do diretor perante o Instituto e sua relação com a reitoria, ou seja, se ele se colocará como representante do IP frente a reitoria ou como propagador da política da reitoria no Insituto.

Assim, pensamos em algumas perguntas dentro de propostas como tornar as reuniões da Congregação públicas, viabilizando, ainda que de forma indireta, a maior participação da comunidade nas decisões, bem como se o candidato aceitará renunciar a candidatura caso o seu oponente tenha mais votos na consulta, já que quem escolhe o diretor é sempre o reitor.

Esses critérios expõe, com isso, o posicionamento do futuro diretor do Instituto frente as relações com a comunidade e com o reitor.

Renata Conde sugeriu que tal consulta seja realizada questionando as eleições indiretas para diretor. Também sugeriu que fosse feito outro debate.

Pensamos que outras ideias de perguntas podem ser organizadas por nossa comissão eleitoral, enviadas aos candidatos e posteriormente publicadas.

Logo no final da Assembleia Ronaldo e eu conversamos com Abigail sobre a cogitação de sua candidatura, ao que ela respondeu que apenas havia esquecida de retirá-la, já que os professores titulares são automaticamente candidatos a diretor.

Como encaminhamento ficamos, portanto, de elaborar mais formalmente as perguntas hoje ao meio-dia em frente ao trailer da Tânia, bem como trocamos os e-mails de quem se dispôs a participar da comissão eleitoral, para organizarmos quem poderá ajudar a montar as cédulas, ficar nas urnas, etc.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s