Rrelatoria da Rreunião de 20/01/12 sobre Atividades na Semana de Recepção

Presentes: Betão (10), Camila (10), Poli (08), Renatinha Ribeirão, Vizinho (04)

Pautas: Renatinha trouxe a questão do Pinheirinho e do comando de greve; Betão trouxe o problema das tintas; além disso, houve a pauta sobre Semana de Recepção

 

I)                    Pinheirinho

 

Renatinha falou sobre a resistência na ocupação urbana do Pinheirinho, passível de sofrer uma reintegração de posse a um empresário corrupto que não fará tão bom uso quanto abrigar milhares de famílias, em tempos em que o direito à moradia não é universal como devia. Sugeriu a confecção de uma “Moção de Apoio”

Betão opôs-se à ideia de redigir uma nota, lembrando a etimologia da palavra moção, que denota movimento. Salientou que a redação de notas às vezes vêm para acomodar e impedir a movimentação real das pessoas por uma causa, passando a funcionar apenas como mera “moeda-de-troca” na economia de entidades políticas. Mostrou inclinação a ações mais contundentes e mais próximas a nós, como a divulgação da questão nos meios de comunicação, e se possível inteirar-se com a coisa, trazendo a real conexão com a Psicologia para a questão.

Poli lembrou da importância de fazermos aquilo que “temos perna para fazer”, sendo contra uma nota de apoio também por isso consumir tempo e ser pouco eficaz com relação ao problema que está acontecendo. Também falou que é essencial o resgate do ponto em que isso concerne à Psicologia e às alunas e alunos da Psico, pois a adesão cega a questões “exógenas” pode nos colocar num estado de perda de horizonte.

Vizinho concordou e não lembro o que ele disse direito, mas foi por aí.

 

Camila disse que é de SJC, onde fica a ocupação, e estando lá pode dar uma visitada, gravar alguns vídeos, tirar algumas fotos… nesse momento surgiu a ideia de fazermos uma mesa sobre “Direito à Propriedade e Direitos Humanos: como um às vezes nega o outro, e o que fazer diante disso?” ou algo assim… a mesa poderia contar com a professora Sandra (? Que dá Psicologia das Relações Humanas e estuda questões da Urbanidade), e com a exibição do material coletado. A Renatinha disse que já há muitos vídeos muito bons na internet, e ficou de passar para nós (já passou).

 

II)                  Tintas

O CA tem tintas velhas e secas na salinha. Elas são, desse modo, inutilizáveis, mas podem ser “ressuscitadas” através de um tipo de alquimia. O problema é que, além de não sabermos essa receita, isso altera a tinta e talvez ela não seja mais adequada para pintar as pessoas (acho que vai querosene), e é isso, normalmente, o que se faz com as tintas.

O Ocupa Sampa, que precisa de material para a acampada que começa dia 21 (no mínimo, hoje) pediu doações de tintas, por ser um movimento sem financiamento e sem verba, e as pessoas lá disseram que sabem ressuscitar tintas. Betão, que trouxe o pedido e compõe esse coletivo, pediu para levar as tintas. Todos aceitaram.

III)                Comando de Greve

 

 Renatinha falou que está acompanhando como pode a questão dos Commandos de Greve, e que nenhuma das quatro delegadas da Psico foi na última reunião. A coisa lá tá meio “esquisita”, e eles estão decidindo o cronograma do dia da Calourada Unificada (quarta-feira). A festa parece ser o maior investimento deles, e alguns nomes flutuam por aí: Caetano Veloso, Tom Zé, B-Negão, Emicida (os dois últimos toparam fazer show de graça, inclusive!). Aguardamos mais informações.

Conversamos que é importante sabermos, para informar os calouros, afinal há atividades na Psico e na USP, e é importante que eles escolham sabendo que estão numa situação de escolha. Mas mesmo assim, decidimos pensar a atividade do CA na Semana de Recepção, pois mesmo que haja algo fantástico na Cal-Uni (delírio), é bom ter nossas coisas engatilhadas.

 

IV)               CA na Semana de Recepção

1)      Apresentação/ Intervenção – Teremos uma apresentação de 15 min no primeiro dia, vamos fazer alguma piração lúdica e divertida, e depois falar das paradas sérias

2)      Cervejadas – Teremos cervejadas, não sabemos quais. Poli fez notar a importância de não ser uma cervejada no mesmo dia da atividade do CA, porque isso seria muito cansativo. Vamos combinar os dias certinho com a Atlética e com a Semana de Recepção.

3)      Atividade propriamente dita- Quarta-feira à tarde temos a tarde toda para nossa atividade. Decidimos que haverá um vídeo do CA (tem que ser informativo e engraçado ao mesmo tempo, e tem que falar da Iara Iavelberg), depois haverá uma roda grande de apresentações – aquela coisa clássica – seguida de rodinhas menores com perguntas geradoras feitas pelo CA, algo que toque na questão do processo de entrar na USP e de estar na Psicologia. A ideia é depois alguns ultraveteranos falarem sobre a visão deles disso, agora, depois de formados. Fecharíamos com uma roda grande que congregaria o discutido nas mini-rodas

Além disso tem o mega-evento do Mamute que o Betão está fazendo o corre de articular…

Relatoria

Feita

Por

“Betão”

(Dois-mil-e-dez)


Anúncios

Um pensamento sobre “Rrelatoria da Rreunião de 20/01/12 sobre Atividades na Semana de Recepção

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s