Enquanto isso, no lustre do Castelo…

Em meio à crise europeia e a recessão americana, estamos mais uma vez frente a oportunistas atingindo o poder em nome da recuperação econômica e muitos indignados em nome da luta contra o capitalismo.

Ainda que a história se repita, não creio que como noutros tempos uma grande tragédia esteja por vir. Afinal, se a Revolução Francesa, depois de cortar a cabeça real e outras fraternas acabou com Napoleão coroando a si próprio, a Bélle Epoquè camuflava uma tensão que culminou com a Primeira Guerra Mundial, seguida por grandes promessas clamando por um mundo melhor, até que o mundo viu ascender um austríaco que se pretendia alemão.

Mas essa história ainda se repetiria em maio de 1968, com greves gerais de trabalhadores e estudantes, terminando como se nunca tivesse começado, com Charles de Gaulle eleito presidente da França.

O que a história nos mostra é que o capitalismo vai um pouco além do imperativo monetário expresso pela máxima do laissez-faire, sua existência se funda na crise, que leva o homem que sofre a idealizar a vida em comunidade, onde todos são irmãos, mas prontos a todo o momento para julgar fascista qualquer atitude contrária à concepção fraterna vigente pelo coletivo.

O imperativo do diálogo que tanto nos convoca a assembleias e discussões sobre o “sexo dos anjos” instaura-nos um incômodo que transforma tudo isso que vivemos numa bolha sufocante, onde o que quer que seja dito passará sempre pelo crivo da moralidade, de modo que a única saída que a maioria enxerga é a obediência em nome, mais uma vez, de uma promessa de mudança futura.

Mas, se um dia nos disseram que quando terminássemos o Ensino Médio poderíamos fazer o que queríamos, hoje vivemos esperando que alguém nos mostre o que poderemos fazer com nosso diploma.

Anúncios

Um pensamento sobre “Enquanto isso, no lustre do Castelo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s