Súmula fenomenológica da reunião com o pessoal do CAOC (“relatoria resumida”)

Pessoal… Eu e o Kim Anker (11) colamos lá no CAOC –  O CA da Medicina-Pinheiros  –  para ver qual era a boa da discussão entre CAs que eles chamaram

Presentes estavam Medicina, FEA, FOFITO e GPP(EACH).

Nenhum desses cursos está em greve, mas têm rolado discussões sobre segurança em todos eles. A Med está fazendo um plebescito com várias questões de sim-ou-não para saber qual a “pegada” dos seus alunos, ele parece, até onde falaram, com um outro que a FEA fez.

Foram pensados os eixos da greve, e o pessoal da FEA falou que de fato privilegia o eixo “por uma nova segurança na USP”.

Levei os informes sobre as discussões da Psico e a existência da acampada.

Fiquei sabendo do CCA:

Conselho de Centros Acadêmicos da USP
Data: 26/11/2011 – 13h
Local: Faculdade de Saúde Pública
[A Faculdade de Saúde Pública fica próxima ao metrô Clínicas, na Av. Dr. Arnaldo, 715, esquina com a R. Teodoro
Sampaio.]

Ele debaterá o adiamento das eleições do DCE que ocorreriam nesses dias 23, 24 e 25 de novembro, e que foram adiadas pela Assembleia Geral da FAU na última quinta-feira (17).

Um ponto importante é que, pelo estatuto do DCE a Assembleia não poderia ter adiado as eleições. Embora ela seja normalmente superior em hierarquia aos CCAs, está previsto que quem delibera sobre o processo eleitoral é o CCA.

A parte da  questão estatutária, não vejo nenhum problema, se o CCA votar, de as eleições serem adiadas, afinal uma assembleia cheia é mais representativa, mesmo, que um CCA, e creio que o CCA deve levar muito em conta a opinião dela.

Porém alas que se inclinam mais a questões legais certamente tentarão fazer alguma coisa aí, carece de estar de olho.

Bem, é isso aí.

Betão (10)


Relatoria

(a relatoria foi feita pelo CAOC. De fato, citamos os questionamentos a respeito de representatividade que apareceram nas assembleias que se consideraram “não-prontas” e ” “não-representativas” a ponto de decidir greve. É que 4 linhas simplificam a explicação, e ficou parecendo que há uma graaande mobilização da psico em torno dessas questões da representatividade; não é tão grande assim, por enquanto!)

Anúncios

2 pensamentos sobre “Súmula fenomenológica da reunião com o pessoal do CAOC (“relatoria resumida”)

  1. Primeiro, valeu por escrever, pelo visto a conversa foi interessante.
    Quanto ao CCA,
    Não entendo que a questão estatutária deva ser encarada como mera questão legalista, afinal, da mesma forma que nos cabe questionar o motivo de uma lei ter sido criada, caberia questionar de que modo essa assembleia foi formada. Será que colocando desta forma não tornamos a assembleia um meio para se passar por cima de qualquer decisão? A suposição de que uma assembleia cheia é mais representativa justifica se passar por cima do CCA? Porque se assim for, cabe se perguntar por que criaram um CCA.
    Mas acho que é um problema difícil de se encarar tendo em vista a necessidade de articulação com outros CAs e o tempo que isso demanda em relação ao que hoje temos como prioridades.
    Bom, por enquanto é isso!
    Abraços!

  2. Acho que me expressei mal. Tentei reformular no post;

    Minha posição é: O CCA só delibera mais que a Assembleia quando se trata do processo eleitoral, e isso mostra como as opiniões de uma assembleia têm peso. O CCA deve sim acontecer, porque é ele quem deve oficializar essa adiação das eleições; mas ele deve levar em conta aquilo que defende a instância geralmente mais representativa do que ele, ainda mais quando se trataram de tantos alunos.

    Daí que acho que levar isso para o lado legal é jogar o lado sombrio da política, agora…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s