Projeto Chapa “Mãe de Pano”

Desde a Primeira Reunião Aberta que fizemos no dia 6 de outubro de 2011 ouvimos muitos alunos IPeanos reclamando que não conseguiram visualizar nossas propostas.
Para ajudar elaboramos em esquema com as nossas principais preocupações. Lembrando sempre que se trata de um programa aberto, afinal, nosso foco tem sido em abrir as portas para o diálogo, pensando a partir dele as nossas prioridades enquanto alunos do Instituto de Psicologia da USP.

– Projeto Chapa “Mãe de Pano”

1. Regularização do CA

i. Declaração de Isenção do IRPJ e pgto. de multas por conta de dois anos de atraso
ii. Manutenção de contas para manter a transparência e para que as próximas gestões possam se orientar
iii. Verbas (solicitação de verbas do IP – Pró-Eve, aluguel do corredor, xerox, cervejadas e festas)

2. Comunicação

i. Mostrar quem somos e expor nossos contatos para as pessoas saberem quem procurar para falar com CA
ii. Projeto Ágora (projeto montado pelo RD Alan, nosso Diretor de Representação, para aproximar e professores e discutir possibilidades de mudança no curso)
iii. Diálogos pontuais
iv. Reunião com outras instâncias do IP para nos apresentarmos e contato com outros CAs e Projetos para que possam saber com quem falar quando houver a necessidade

3. Divulgação de Informações

i. Site do Centro Acadêmico (material didático, divulgação de eventos, informações sobre os temas em pauta, relatorias, divulgação de contas)
ii. Reuniões abertas para levarmos temas do cotidiano do IP, como Contratação de Professores, disciplinas que foram excluídas, Regimento do CA, Projeto Pedagógico, Empresa Jr.).
iii. Cafés Filosóficos (diferentes das Reuniões Abertas, pois a proposta é pensar temáticas que estejam envolvidas com toda nossa vida e perpassam o Formação – nossas escolhas, nossas angústias – bem como temas como representatividade, democracia, dentre outros que poderão ser sugeridos)

4. Convivência

i. Cervejadas bem-feitas e com temas convidativos
ii. Participação ativa na organização da Festa Junina
iii. Apresentação do CA na Semana de Recepção (apresentação interativa em vez de meramente uma discussão)
iv. Semana da Psicologia (pensar temática com alunos, e começar a organizá-la com antecedência)
v. Participação em um ou dois encontros de Psicologia, para que haja participação efetiva.
vi. JUS (Jornada Universitária de Saúde – Projeto de Extensão)

5. Espaço

i. Cuidar do espaço físico da vivência e do Bloco B (trocar vidro do CA, reforma dos banheiros, mesa da biblioteca para vivência, jogar alguns sofás fora).
ii. Fechamento do CA às 18h, o que fazer?

– Alguns Esclarecimentos

Nosso Projeto de Centro Acadêmico, portanto, entende que é preciso elaborar um modo de organizar suas atividades a fim de que as próximas gestões possam dar continuidade e dedicar maior energia ao que é reivindicação dos alunos. Em outras palavras, queremos organizar a casa, já que uma das maiores reclamações que temos no Instituto de Psicologia é que sempre estamos tendo que “reinventar a roda”, não há continuidade do que é feito, já que muitas vezes a maior parte do trabalho recai sobre algumas pessoas, que acabam nunca mais participando e não são procuradas por aqueles que tomam algum tipo de iniciativa.

Por isso, para que essa organização se efetive é necessário criar um modo de relação entre a gestão e os alunos. O que nos põe frente ao problema da representação, um problema ótimo: como uma gestão com nove pessoas irá representar os alunos da graduação?

Como uma pergunta que nos move ela não tem uma resposta definida, precisamos constantemente inventar formas e formas de alcançar maior representatividade. Por esse motivo, quem foi à reunião aberta deve ter percebido que a nossa preocupação é com as formas, mais do que com o conteúdo, pois entendemos que para responder a pergunta “o que é representatividade?” precisamos buscar formas de representar. Daí nosso programa ser aberto, porque a própria pergunta “o que é representatividade?” é ruim, melhor é a pergunta: “estamos representando?”.

Tanto que em nossa campanha procuramos pensar junto aos alunos “para que deve servir um Centro Acadêmico?”, elaboramos as perguntas, fizemos uma Reunião Aberta para discuti-las, bem como divulgamos os principais assuntos discutidos em nosso blog e nos expusemos de diferentes maneiras, para que cada vez mais as pessoas saibam quem somos e possam nos procurar quando tiverem interesse por algum assunto que acreditem ter envolvimento com o CA.

Construindo esse diálogo podemos elaborar quais são as nossas prioridades enquanto alunos do Instituto de Psicologia da USP, e, assim, construir um centro acadêmico que seja referência dos alunos para os alunos.

Entendemos que para consolidar uma organização de Centro Acadêmico precisamos nos implicar primeiro com aquilo no qual o CA já está inserido, evitando assim cair em um projeto megalomaníaco com muitas “promessas de campanha” imediatistas, que não podem ser cumpridas senão por um trabalho contínuo dos alunos.

Danilo (08)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s